CONHEÇA A

História da Nossa Assembleia

o surgimento da

Raio de Esperança

Em junho de 2023, um grupo inspirador de mães, maçons e membros de outras entidades paramaçônicas tomaram a iniciativa de buscar o Past Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil Amazonas, que à época havia acabado de ser nomeado secretário adjunto de Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil, Bruno Azevedo. O objetivo era nada menos que a criação de uma nova Assembleia no Estado do Amazonas, uma que pudesse proporcionar experiências significativas e crescimento para as jovens da região. Após diversas reuniões, a proposta foi calorosamente recebida, e assim, nasceu o embrião da Assembleia Raio de Esperança n° 02, da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

No início, o Amazonas estava vinculado à Grande Jurisdição de São Paulo, e o processo inicial de abertura teve início por lá. No entanto, como o destino muitas vezes revela surpresas, meses depois, uma decisão crucial estava em andamento no Brasil, aguardando a aprovação do Suprema Assembleia nos Estados Unidos. Após um período de espera, no dia 13 de setembro, a Suprema Assembleia finalmente aprovou a determinação que estabelecia a redistribuição das jurisdições, com isso, cada estado deveria ficar na jurisdição de sua região. Nesse contexto, a Assembleia Raio de Esperança n° 02 passou a ser jurisdicionada pela Grande Jurisdição do Estado do Pará.

Foi em 09 de dezembro de 2023 que a história dessa Assembleia teve seu capítulo inaugural. O Templo da Fraternidade Universal, em Manaus/AM, foi o cenário escolhido para a fundação solene. Três lojas patrocinadoras, A.R.L.S. Grande Luz n° 2.302, A.R.L.S. Verdadeira Luz n° 2.531, A.R.L.S. Cavaleiros da Pátria n° 4.209 e o Grande Oriente do Brasil Amazonas uniram-se para apoiar esse projeto visionário.

Na ocasião da fundação o Supremo Deputado da Grande Jurisdição do Pará, José Nazareno Nogueira Lima, não conseguiu estar em Manaus, devido a um problema de saúde que o deixou hospitalizado no Estado de São Paulo, com isso, ele nomeou Ayleen de Paula Cunha Lima, Oficial Executiva da 1ª Região, como Oficial Instituidora da Assembleia Raio de Esperança n° 02.

As cerimônias de iniciação, fundação e posse foram realizadas pelas representantes da Grande Jurisdição do Estado do Pará, tendo, aproximadamente 20 arco-íris vindas de quatro cidades do Pará (Belém, Parauapebas, Paragominas e Santarém), juntamente com seis meninas da Assembleia Aquarela n° 01, de Manaus. E que cerimônia! Tivemos a presença da Grande Ilustre Preceptora da Jurisdição, Letícia Kelen, e de mais quatro Ilustres Preceptoras: Aryelle de Paula (Belém), Thayssa Alencar (Parauapebas), Ana Valentina Crusaro (Paragominas) e Maria Clara (Manaus), da Preceptora Mãe, Maria Clara Corrêa (Pará), da Grande Secretária da Jurisdição Sthefane Mocelin, da Preceptora Mãe Adjunta, Rose Preto (Pará) e Kelle Gomes (Manaus) e demais oficiais que fizeram uma belíssima cerimônia.

Participaram da fundação, o Eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Amazonas, Percival Guerreiro, o Sereníssimo Grão-Mestre Estadual da Grande Loja do Estado do Pará, Edilson Araújo, o Sereníssimo Grão-Mestre Estadual da Grande Loja do Amazonas, Marcelo Peixoto, o Poderoso Grão-Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente do Brasil Amazonas, Santillano Filgueiras, o Secretário Estadual de Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil Pará e Oficial Executivo da 2ª Região, Fernando Pomin, a Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Amazonas, Valdeneide Carneiro, a sua vice-presidente, Lucivanda Nogueira, o Venerável Mestre Williams Gomes, da Loja Verdadeira Luz n° 2.531, Venerável Mestre Heliomar Leite, da Loja Cavaleiros da Pátria n° 4.209, o Venerável Mestre Juan Martinez, da Loja Mozart n° 2.863, o Venerável Mestre Manoel Guedes, da Loja Glória Sobre as Trevas n° 2.389, o Venerável Mestre Carlos Divino, da Loja Acácia do Amazona, do Estado do Pará, o Chefe de Gabinete do Grande Oriente do Brasil Amazonas, Jean Paul Franco.

Quatorze meninas com idades entre 11 e 18 anos, provenientes de diferentes origens, iniciaram nesta caminhada, sendo sete delas provenientes da Assembleia Aquarela n° 01 e sete iniciadas. Com a experiência e sabedoria de 15 membros fundadores do Conselho Consultivo, a Assembleia Raio de Esperança n° 02 começou a sua jornada.

As arco-íris fundadoras desta Assembleia são: Maria Rita Borel (Ilustre Preceptora), Lygia Maria Fiorese (Ilustre Preceptora Adjunta), Julia Borel (Caridade), Thauane Kamily Ribeiro (Esperança), Ana Beatriz Viana (Fé), Maria Eduarda Cardoso (Arquivista), Luanny Gonçalves (Capelã), Julia Perez (Chefe de Cerimonial), Thaslla Melo (Amor), Maria Eduarda Capella (Imortalidade), Maria Luiza Queiroz (Serviço), Janaíra Miranda (Observadora Externa) e Rosa Maria dos Santos (Observadora Confidencial).

Os membros fundadores são: Giovanni Andrade (Presidente e secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-AM), Bruno Azevedo (Presidente de Honra e Past Grão-Mestre Estadual do GOB-AM), Lorena Borel (Preceptora Mãe e vice-presidente do Clube de Mães Ajuricaba), Aline Gonçalves (Preceptora Mãe Adjunta), Cíntia Valadares (Secretária, Diretora Financeira da FRAFEM-AM, Vice-Presidente Fraternidade Estrelas do Rito Moderno, Assessora de Comunicação e Marketing GOB-AM), Carla Maria Azevedo (2ª Secretária, vice-presidente Fraternidade Verdadeira Luz, membro da diretoria do Castelo dos Escudeiros), Janaína Sales (Tesoureira, presidente da Fraternidade Verdadeira Luz, Diretora Secretária da FRAFEM-AM, presidente do Clube de Mães e Amigos Guardiães da Verdadeira Luz), Regina Célia Lemos (2ª Tesoureira e vice-presidente do Clube de Mães e Amigos Guardiães da Verdadeira Luz), Luiz Paulo Pontes (membro e Venerável Mestre da Loja Grande Luz), Paulo Victor Sales (membro e secretário Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-AM, PCC do Capítulo Cavaleiros da Verdadeira Luz), Tales Renan (membro e Venerável Mestre da Loja George Claret, apoiadora da Assembleia), Joaquim Viana (membro e Secretário Estadual de Comunicação e Informática do GOB-AM), Ruiney Alves (membro e mestre maçom Loja Cavaleiros da Pátria), Anna Beatriz Franco (membro e primeira Ilustre Preceptora da Assembleia Aquarela n° 01) e Josiane Rodrigues (membro e mãe de arco-íris).

O dia da fundação não foi apenas simbólico; foi uma manhã marcada por chuvas intensas e falta de energia, desafiando as fundadoras e participantes a superarem obstáculos desde o início. Esse evento, porém, foi mais do que uma simples fundação; foi o nascimento de uma irmandade dedicada a cultivar valores, amizades e a construção de um futuro brilhante para as jovens meninas do Amazonas.

Assembleia Raio de Esperança n.º 02

Por Cíntia Valadares

Registro Histórico 

Foto: Raio de Esperança