
Nesta quinta-feira, 28 de março, as meninas da Assembleia Raio de Esperança n.º 02, da Ordem Internacional do Arco-íris para meninas estiveram no Templo da Fraternidade Universal, para uma entrevista ao vivo ao Portal do Generoso, para explicar sobre seus trabalhos.
A Ordem que vem crescendo no mundo desde 1922, e surgiu com o intuito de preparar meninas de 11 a 20 anos para a vida adulta e dedicada à edificação de caráter das jovens. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas nasceu no ano de 1922, época em que o mundo sofria fortes consequências pós-1ª Guerra Mundial. Muitos pais e irmãos que saíram para lutar não voltaram. Então percebeu a necessidade de haver algo para orientar e amparar as meninas.
Quando o maçom reverendo William Mark Sexson, foi convidado a fazer um discurso ao Capítulo n.º 149 da Ordem da Estrela do Oriente, sugeriu a criação de Ordem, similar à Ordem DeMolay, para as meninas. A primeira Cerimônia de Iniciação foi realizada por um grupo de 171 meninas, no dia 6 de abril de 1922, no auditório do Templo do Rito Escocês em McAlester.
No Brasil, as primeiras notícias sobre a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono do Arco-íris no Brasil), que teve suas aspirações apoiadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, grau 33°, sua esposa Mara Drummond Salgado e mais um grupo de maçons da Loja Maçônica Acácia do Oeste I n.º 44 de Cascavel, Paraná. No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a primeira Assembleia do Brasil, a Assembleia Caminho de Luz I, na cidade Cascavel, Paraná.
No Amazonas a Ordem foi fundada em 2016, com a Assembleia Aquarela n° 01, e após 7 anos foi fundada a segunda assembleia. A Raio de Esperança n.º 02, que é jurisdicionada a Grande Jurisdição do Pará.
Atualmente a Assembleia está com período de indicações aberto, como explica a irmã musicista, Luiza Alves; “Então, se você é uma menina, ou conhece uma jovem na faixa etária, de 11 a 19 anos, acesse nosso site: raiodeesperanca.com.br e sigam-nos nas nossas redes sociais @assembleiaraiodeesperanca02, vocês podem tirar suas dúvidas e até mesmo conhecer mais detalhadamente sobre a nossa Assembleia, a nossa Ordem”, destacou Luiza.
A Ilustre Preceptora Maria Rita Borel destacou também a importância e influência na vida pessoal das meninas a partir dos trabalhos realizados. “Ajuda a promover a autoestima e liderança, a jovem aprenderá a importância do comportamento apropriada, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar; a lealdade à família e os serviços comunitários, além de adquirir habilidades para falar em público e participar de reuniões presididas por meninas de sua idade”, conclui.
Luíza Sales
Equipe de Jornalismo
Assembleia Raio de Esperança n° 02
Uma resposta
Gratificante! 🙏🏻